Como prevenir alergias alimentares nos bebês
Não são raros casos de alergias alimentares quando o bebê finalmente começa a ingerir alimentos sólidos. Neste período, é importante tomar alguns cuidados para diagnosticar se houve reação alérgica e o que provocou a alergia.
Como cuidado, introduza um alimento por vez, repetindo por três dias consecutivos e observando qualquer reação alérgica do bebê.
�
O uso de um alimento por vez facilita o descobrimento de alergias e/ou causas de diarréias ou ressecamento de fezes. A introdução de carnes evita anemia, por isso, comece com carne de frango, de vaca e, posteriormente, peixe, por volta dos dez meses em diante.
A atenção aos principais alimentos que podem provocar alergias tende a aparecer até o bebê completar um ano. É interessante a mãe respeitar algumas orientações para minimizar tais ocorrências:
• Gema de ovo – pode ser introduzida no mesmo período das papinhas a partir dos seis meses
• Clara de ovo – a partir de um ano pode ser introduzida, pois antes desta idade o bebê tem dificuldade de fazer a digestão de uma proteína
• Leguminosas – feijão, lentilha, grão de bico podem ser introduzidos após um mês do início das papinhas, então, a partir do sétimo mês os mesmos terão melhor aceitação
Não é preciso nem lembrar, mas de qualquer forma, é bom reforçar que alimentos como refrigerantes, doces e frituras não devem ser estimulados precocemente, pois estão intimamente ligados a maus hábitos que promovem a obesidade infantil e dislipidemias que poderiam ser evitadas.