Como posso transportar meu bebê no carro?
Logo depois de sair da maternidade, surge uma dúvida muito comum: como o bebê deve ser transportado dentro do carro? É normal encontrar pessoas que acreditam que o modo mais seguro de acomodar um recém-nascido é levá-lo no colo. “Este é um grande equívoco, pois além do impacto da projeção que a criança pode sofrer, ainda há o risco de esmagamento causado pelo adulto que tem a criança no seu colo”, explica o Dr. Alexandre Lourenço, ortopedista pediátrico do Hospital e Maternidade Santa Joana.
No Brasil, mais de duas mil crianças morrem em acidentes automotivos todo ano, e muitas outras sofrem lesões graves, que geram sequelas para o resto de suas vidas. “A maioria dos acidentes ocorre em trajetos curtos e em velocidades baixas e médias”, afirma o especialista. Para evitar que isso aconteça, é preciso ser responsável e adotar alguns cuidados previstos pela legislação brasileira.
Segundo as normas de segurança do CONTRAN, órgão regulador de trânsito no País, cadeirinhas de diferentes tipos devem ser usadas para transportar crianças de cada faixa etária, sempre no banco de trás do veículo. De 0 a 1 ano, o correto é o transporte na cadeirinha do tipo bebê conforto, virada de costas para o movimento do carro e presa com cinto de segurança. De 1 a 4 anos, o correto é transportar a criança em cadeirinhas maiores, fixadas no centro do banco de trás. De 4 a 10 anos, o ideal é usar o “buster”, um assento de elevação que permite ajustar a altura da criança para o uso adequado do cinto de segurança.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624