Como funciona a estrutura de um berçário?
O setor de berçário de uma maternidade conta com berçário de recepção do recém-nascido, berçários normais, de cuidados especiais, isolamento, setor de fototerapia, além da UTI Neonatal. Os médicos atuantes neste setor são os pediatras neonatologistas (que cuidam de bebês no período neonatal, ou seja, de 0 a 28 dias).
– Assim que chega ao berçário, o recém-nascido é colocado em um berço aquecido e observado por um período de aproximadamente seis horas.
– Com três horas de vida, recebe o primeiro banho.
– Decorridas as seis horas inicias, o neonatologista realiza o primeiro exame físico detalhado.
– Depois desse exame, o pediatra entrega, no quarto da mãe, a ficha para registro em cartório, contendo os dados do recém-nascido.
– Se não houver nenhuma contraindicação, a mãe pode optar por ficar com o bebê no quarto da maternidade na maior parte do dia, no chamado alojamento semiconjunto.
– Em, no máximo, 24 horas, mãe e recém-nascido já têm o resultado do tipo de sangue de ambos. Mães com sangue fator RH negativo, que dão à luz bebês com sangue RH positivo, recebem uma dose de imunoglobulina anti-D.
– Outro exame importante feito no berçário é o teste do olhinho, que avalia as estruturas transparentes do olho e pode diagnosticar catarata ou glaucoma congênitos. Ambos, se diagnosticados ainda no berçário, podem ser operados nas primeiras horas de vida do bebê.
– Hoje, as maternidades também oferecem os chamados testes otoacústicos, que avaliam a audição dos bebês e também detectam precocemente eventuais anomalias do recém-nascido.