Como escolher a melhor pomada antiassadura?
Há tantas opções de pomada antiassadura no mercado, que às vezes os pais ficam perdidos, sem saber qual escolher.
O site Guia de Compras fez uma matéria explicando as diferenças entre os cremes e contou com a consultoria da Dra. Daniela de Melo Miranda Gonçalves, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
A reportagem explica que os cremes de assaduras têm diferentes composições, combinando ativos que protegem a pele sensível do bebê e formando uma camada protetora contra o xixi e o cocô.
Leia também: como prevenir e tratar as assaduras do bebê
A maioria dos produtos no mercado utiliza algum destes ativos: óxido de zinco, gelatina de vaselina, óleo de fígado de bacalhau, dimeticona, lanolina e dexpantenol. Outros utilizam ativos naturais, como óleo de amêndoas, cera de abelha e extratos de camomila e calêndula, que têm propriedades calmantes e protegem a pele.
Para saber qual é a melhor pomada antiassadura, é preciso testar e ver com qual a sua família se adapta melhor, levando em conta a textura, a facilidade de aplicação, o valor e, claro, se cumpriu a promessa de evitar assaduras.
Leia também: existe diferença entre meninos e meninas na hora de trocar a fralda?
A matéria explicou, ainda, como deve ser feita a troca de fraldas:
– Deve-se limpar a pele do bebê com algodão e água, utilizando sabonete hipoalergênico em caso de cocô.
– O lenço umedecido deve ser reservado para uso fora de casa, quando não é possível usar algodão com água.
– Depois de limpar e secar a pele, a pomada antiassadura deve ser aplicada, prestando atenção em utilizar uma camada fina, apenas na parte externa da região perianal.
– Em caso de assadura, a pomada pode ser aplicada para evitar que piore. Se piorar, recomenda-se procurar orientação médica.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.