Colostro? Apojadura? O que é isso?
A amamentação é uma fase de muitas dúvidas para as novas mães. Algumas delas acham que aquela substância aquosa que sai do peito logo depois do parto não deve ser dada para o bebê. Isso é o colostro, e ele é um alimento bastante importante para o pequeno.
“A saída do leite só vai acontecer no terceiro ou quinto dia depois do nascimento. Esse início que o bebê mama é o colostro. Muitas pessoas acham que é uma aguinha, mas, na verdade, o colostro é riquíssimo em proteínas e em imunoglobulinas, uma defesa para o bebê”, explica Dra. Clery Bernardi Galacci, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
O bebê precisa dessa substância para proteger seu organismo, ainda muito indefeso contra as ameaças à sua saúde.
Na fase da apojadura, em que o leite materno desce para o seio, eles podem ficar muito inchados. Isso causa dor e um grande desconforto. Dra. Clery dá algumas dicas importantes para amenizar esse incômodo.
“A melhor coisa para a mulher se sentir confortável é colocar o bebê para esvaziar a mama, e fazer compressas frias. Se a pele ficar tão esticada que até o bebê tem dificuldade, o ideal é ordenhar um pouco para daí oferecê-lo à criança”, orienta.
Esse desconforto pode realmente incomodar. No entanto, é fundamental não desistir de amamentar, pois isso pode trazer consequências muito sérias para o desenvolvimento do seu filho. Logo, você estará acostumada com o processo e não sofrerá tanto.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624