Ter cólicas durante a menstruação é realmente normal? Entenda quando se preocupar
As cólicas menstruais, ou dismenorreia, são uma experiência comum para muitas mulheres. A dor pode variar de leve a intensa e, geralmente, é uma parte normal do ciclo menstrual.
No entanto, é importante reconhecer que cólicas menstruais intensas ou persistentes podem sinalizar problemas subjacentes que merecem atenção.
O que são as cólicas menstruais?
As cólicas menstruais são causadas pela contração do útero, um processo natural que ajuda a expelir o revestimento uterino durante a menstruação. Essas contrações são reguladas por hormônios chamados prostaglandinas, quando a produção dessas substâncias é elevada, a dor pode ser mais intensa.
Sintomas de cólica menstrual normal e sintomas anormais
Cólicas menstruais normais:
- Duração e intensidade: as dores geralmente começam um ou dois dias antes do início da menstruação e duram de 2 a 3 dias e pode variar de leve a moderada e tende a diminuir com o tempo.
- Sintomas associados: além da dor abdominal, você pode sentir dor nas costas e nas pernas. É comum que melhore com o uso de analgésicos e métodos caseiros, como calor local e exercícios leves.
Cólicas menstruais anormais:
- Dor intensa e prolongada: se a dor é extremamente intensa e dura mais de 3 dias, pode ser um sinal de que algo mais sério está acontecendo.
- Sintomas adicionais: sangramento irregular, dor durante a relação sexual, febre, ou secreção vaginal anormal são sinais que devem ser avaliados por um médico.
- Interferência nas atividades diárias: quando a dor é tão severa que impede você de realizar suas atividades diárias normais, é um sinal claro de que algo pode estar errado.
Condições associadas a cólicas menstruais intensas
Cólicas menstruais que não são aliviadas com tratamento convencional podem estar associadas a condições médicas como:
- Endometriose: condição em que o tecido que normalmente reveste o interior do útero cresce fora dele, causando dor intensa e outros sintomas.
- Miomas Uterinos: tumores benignos no útero que podem causar dor e sangramento intenso.
- Adesões Pélvicas: cicatrizes internas na pelve que podem resultar de cirurgias anteriores ou infecções.
- Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP): condição que pode causar irregularidades menstruais e dor pélvica.
Se você experimenta cólicas intensas, é importante consultar um médico. O Hospital Santa Joana é especialista em saúde da mulher, veja nosso Centro de Diagnóstico mais próximo de você e agende uma consulta.