Cólicas do bebê: como lidar com elas
Se seu bebê estiver com cólica, procure não ficar nervoso. O estresse e a tensão – tanto seus quanto do bebê – podem contribuir para aumentar a cólica e piorar o problema.
�
A cólica é mais comum durante os três ou quatro primeiros meses de vida. Devido à quantidade de alimento que precisam ingerir para sustentar esse crescimento, os bebês muitas vezes apresentam gases. Da mesma forma, o bebê pode engolir ar quando se alimenta ou durante uma crise de choro prolongado. Engolir ar aumenta as dores por gases.
Para ajudar a acalmar seu bebê, coloque-o sobre seus joelhos ou contra seu peito com uma bolsa de água morna entre você e a barriga do seu bebê ou dê um banho morno.
Massageie a barriga do seu bebê com uma loção ou óleo sem álcool, seguindo o caminho natural dos intestinos, esfregue suavemente do “canto” direito inferior do abdome até a parte inferior da caixa torácica, descendo para o “canto” esquerdo inferior; repita a operação.
Muitos bebês se acalmam quando você os coloca no colo e anda com eles. Faça seu bebê “pedalar”. Com o bebê deitado de costas, movimente suavemente suas pernas, como se ele estivesse pedalando. Pratique esse exercício várias vezes, todos os dias. Esses movimentos das pernas podem trazer conforto ao sistema digestivo do seu bebê.
Sempre consulte o seu pediatra para que possa medicar o seu bebê se caso as sugestões acima não resolverem.