Cólica: atenção aos horários
Quando o bebê começa a sofrer com as cólicas, normalmente é possível fazer relações com horários e atividades do dia. É muito comum que elas apareçam no final do dia. E é justamente nessa hora, em geral, que os pais estão mais cansados, depois de um dia de trabalho e de cuidados com o pequeno.
“Por isso, é interessante criar rotinas, como programar o banho diário para o momento anterior ao que costuma preceder as cólicas, já que o banho ajuda a relaxar e pode atuar como atenuante das cólicas do bebê”, orienta Dra. Vera Valverde, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Não há uma regra rígida para definir até quando o bebê terá cólica. Normalmente, eles desenvolvem cólica até os três meses de vida. Isso não quer dizer que, no dia em que completar três meses, automaticamente ele ficará livre desse incômodo que tanto estressa os pais de recém-nascidos.
“O primeiro trimestre de vida do bebê é uma adaptação para todos. Para ele e também para a família. Em geral, depois dessa fase, tudo começa a se estabilizar, mas o organismo não reage da mesma maneira em todos os casos”, lembra Dra. Vera. Manter a calma e adotar algumas medidas, como massagens na barriga do bebê, exercícios com as perninhas e banho relaxante, ajudam a superar mais esta fase.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624