Voltar
  • Home
  • blog
  • Cisto no ovário, Sintomas e tratamento

Cisto no ovário, Sintomas e tratamento

13 de março de 2023

Cisto no ovário, Sintomas e tratamento

Muito comuns, os cistos no ovário geralmente não causam sintomas e podem desaparecer sozinhos. Se isso não ocorrer, pode ser necessário tratamento com pílula anticoncepcional ou cirurgia

Os cistos no ovário são como “bolsinhas” normalmente cheias de líquido que se formam nos ovários. São muito comuns, especialmente em mulheres entre 20 e 35 anos. Diversas razões podem levar ao seu aparecimento, como a ovulação e a endometriose.

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas são variados e às vezes não há nenhum sinal. Pode surgir dor no abdômen pelo tamanho dos cistos, dor súbita pela torção de cistos, dor na relação sexual, atraso na menstruação, sangramento fora da menstruação e dificuldade para engravidar.

Para o diagnóstico, o especialista avalia a paciente e os sintomas, além de solicitar uma ultrassonografia.

Tratamento

Muitas vezes, os cistos desaparecem sozinhos, sem a necessidade de tratamento. Em alguns casos, o tratamento pode ser feito com pílula anticoncepcional. Porém, quando a paciente está muito sintomática ou quando o cisto possui características suspeitas, seja pelos exames de imagem ou marcadores tumorais, o tratamento cirúrgico pode ser necessário.

Aqui no Hospital e Maternidade Santa Joana sempre damos preferência às técnicas minimamente invasivas. Temos um Centro Cirúrgico avançado com salas inteligentes e recursos de imagem para a equipe, gerando cirurgias mais rápidas e seguras. Acompanhamos nossas pacientes desde o diagnóstico, até a cirurgia e o seguimento.

É importante que o procedimento seja feito por médicos experientes, pois a retirada dos cistos deve preservar o ovário e não extravasar líquido na cavidade.

Conheça as técnicas

  • Vídeolaparoscopia: este procedimento é feito por meio de pequenas incisões, onde é introduzida uma câmera que guiará o médico durante a cirurgia. Essa técnica é minimamente invasiva, deixando uma cicatriz menor e causando menos sangramento, menos dor e levando à recuperação mais rápida do que as cirurgias tradicionais.
  • Cirurgia robótica: nesta técnica, também minimamente invasiva, o médico conta com a ajuda de um robô de avançada tecnologia. As incisões são muito menores do que em uma cirurgia tradicional, com menos dor no pós-operatório, menor tempo de recuperação, menor risco de infecção e mais segurança. O Santa Joana conta com uma sala cirúrgica construída para o robô, que permite o conforto da equipe para se deslocar durante a cirurgia, agilizando o procedimento e o aumento de sua eficácia.

Nossa equipe

O corpo clínico do Hospital e Maternidade Santa Joana é formado por especialistas, professores e pioneiros em suas áreas. Com expertise no assunto, eles podem realizar o procedimento por vídeolaparoscopia ou cirurgia robótica.

No caso da cirurgia robótica, todos os nossos especialistas que trabalham com esta técnica passaram por treinamentos prévios. Realizamos o credenciamento para uso do robô somente após certificação comprovada.

Possuímos um simulador no Centro de Ensino e Desenvolvimento para aperfeiçoamento da equipe médica. Ali, o médico pode treinar fazendo um procedimento idêntico ao que será realizado.

Utilizamos no Santa Joana o robô de última geração da Vinci Xi, que aqui é dedicado à realização de cirurgias ginecológicas.

Toda a equipe do Hospital e Maternidade Santa Joana é especializada em saúde da mulher. Além da vasta experiência nesta área, a equipe de enfermagem e hotelaria é formada exclusivamente por mulheres, o que pode trazer mais conforto e acolhimento às pacientes.

Nosso Centro Cirúrgico possui fluxos independentes, que não misturam cirurgias e partos. Seguimos protocolos assistenciais pensados para trazer o máximo de segurança à paciente e temos baixíssimos índices de infecção hospitalar, inferior a 1%.

Dr Rodolpho Truffa Kleine

Médico especialista em ginecologia e obstetricia.

Graduação pela Faculdade Medicina da USP.

Residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).

Atua em cirurgia minimamente invasiva | oncologia | miomas | endometriose.

Médico colaborador do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

Entre em contato

Centro de Cirurgia Minimamente Invasiva – Robótica e Videolaparoscópica

Central de Atendimento

(11) 5080-6000 – Opção 1

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624