Menstruação: veja dicas para viajar no período menstrual
Viajar durante o ciclo menstrual requer alguns cuidados e preparativos especiais. O portal GShow publicou uma reportagem sobre este assunto e entrevistou a Dra. Vivian Stocchero, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, que listou as dicas para deixar esse momento o mais confortável possível e evitar perrengues.
Para quem pretende entrar no mar ou na piscina nas férias, a médica explica que o fluxo menstrual é interrompido dentro da água. “A pressão externa da água interrompe, temporariamente, o fluxo menstrual, tornando pouco provável um rastro de sangue na água”, disse a Dra. Vivian. Porém, ao sair da água, é preciso estar preparado para a volta do fluxo, que pode ser mais ou menos intenso.
Neste caso, é importante estar preparada com algum destes itens: absorvente interno (o absorvente externo perde sua função dentro da água), coletor ou disco menstrual (funcionam como o absorvente interno, mas são reutilizáveis), calcinha ou biquíni menstrual.
Além do fluxo, a matéria menciona outros fatores que acompanham o ciclo menstrual, como dores e cólicas. Pensando nisso, vale a pena preparar uma necessaire com itens que ajudam a aliviar estes sintomas, como:
– Analgésicos e anti-inflamatórios para cólicas e enxaquecas
– Bolsa de água quente para aliviar dores no corpo
– Fitoterápicos para ansiedade e insônia
– Escalda-pés para relaxar, aliviar dores e melhorar a circulação sanguínea
Leia também: gestante pode viajar?
Além disso, recomenda-se ingerir bastante água para reduzir o inchaço comum do período menstrual, quando ocorre maior retenção de líquido.
“Evitar bebidas alcoólicas, sal e doces em excesso contribui para diminuir esse inchaço. Já o banho de piscina ou mar ajudam a relaxar a musculatura corporal e a drenar este líquido extra”, disse a médica.
Alguns exercícios podem contribuir para aliviar dores menstruais, como alongamento, yoga e atividades aeróbicas.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.