Celulite ocular: conheça essa doença
Após a internação de Enrico, de 2 anos, filho da atriz Sthefany Brito, com celulite ocular, a revista Crescer fez uma reportagem sobre o assunto. Para falar sobre isso, conversou com a Dra. Nilva Moraes, que é oftalmologista especialista em retina pediátrica do Grupo Santa Joana.
“A celulite ocular é uma inflamação da pele ao redor dos olhos. Existem dois tipos: a anterior, que afeta partes mais superficiais do olho, como a pálpebra; e a orbitária, que acomete atrás do olho, essa é gravíssima. A vantagem é que a maioria, principalmente em crianças, é anterior. Para diferenciar, é feito um exame de tomografia”, explicou a médica.
No caso de Enrico, ele foi picado por um mosquito próximo à região do olho e ficou inchado. Mesmo depois de tomar antialérgico, o inchaço piorou e o menino não conseguia abrir o olho. A pediatra o encaminhou ao hospital, onde foi diagnosticado com celulite ocular.
Leia nosso guia de Saúde do Bebê
“A picada do mosquito virou porta de entrada de bactérias, ele deve ter coçado com a mãozinha suja e dito e feito. Fomos e ficamos lá”, contou a mãe, Sthefany. Após dois dias de internação, Enrico teve alta e está bem.
A reportagem chamou atenção para os sinais de alerta da celulite ocular:
- Vermelhidão na região do olho
- Pálpebra inchada, sem que a criança consiga abrir o olho
- Sensação de calor na região dos olhos
- Prostração
- Febre
- Perda de apetite
“O tratamento é feito com medicamentos endovenosos, normalmente com antibióticos e anti-inflamatórios, por 48 horas. Por isso costumamos internar as crianças. Afinal, nem todas aceitam remédios com facilidade e, dessa forma, conseguimos garantir uma cobertura rápida contra a bactéria para evitar complicações”, explicou a Dra. Nilva.
Para prevenir este quadro, a médica recomenda lavar o rosto da criança com sabão sempre que puder, especialmente depois de brincar.
Leia a reportagem completa aqui.