Voltar
  • Home
  • blog
  • Célula-tronco: o que isso tem a ver com você?

Célula-tronco: o que isso tem a ver com você?

9 de março de 2012

Célula-tronco: o que isso tem a ver com você?

Você já ouviu falar em células-tronco? São células jovens que apresentam a capacidade de auto-renovação (geram células filhas idênticas em forma e função a si próprias) e de originar todas as células do sangue. Além disso, as recentes pesquisas mostram a possibilidade da célula-tronco regenerar outros órgãos e tecidos não pertencentes ao sistema sanguíneo.
Uma das formas de obter células-tronco é a partir do sangue do cordão umbilical. É por isso que algumas instituições, como o Hospital e Maternidade Santa Joana, oferecem essa facilidade, que é contratada pelos pais diretamente com as empresas prestadoras de serviço. No caso do Santa Joana, a empresa parceira é a Criogênesis
Vários tecidos já foram obtidos através da cultura programada de células-tronco, tais como: hepático, cardíaco, neuronal, ósseo e muscular. Com isso, o sangue de cordão umbilical poderá vir a ser a fonte inesgotável de recursos biológicos na área de engenharia de tecidos. É a única garantia de compatibilidade completa com o seu filho. O sangue de cordão umbilical criopreservado fica protegido dos efeitos ambientais nocivos.
As células do cordão umbilical são jovens e biologicamente tolerantes, isso leva a diminuição dos efeitos colaterais e o aumento da possibilidade de transplante entre pessoas parcialmente compatíveis. A coleta não oferece risco ao bebê e a mãe. Avanços na área genética permitirão ampliar o uso do sangue de cordão umbilical para doenças de origem genética. A expansão celular, prevista para os próximos 5 anos, permitirá o tratamento em pacientes com peso superior a 40 kg.
Para pacientes com doenças imunológicas e oncológicas em tratamento que podem ser beneficiados com transplante usando o próprio sangue de cordão umbilical. Minorias étnicas apresentam mais dificuldade de encontrar um doador compatível.

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624