Casal quer engravidar? Não abuse da atividade física!
Fazer exercícios físicos é muito importante não só para o controle do peso, mas também para melhorar as condições de saúde de qualquer pessoa. Os benefícios dessas práticas são incontáveis. No entanto, se você pretende engravidar, é preciso não abusar nas atividades físicas, pois elas podem reduzir temporariamente a fertilidade do homem e da mulher.
O excesso na atividade física faz com que o nosso organismo libere altas doses de endorfina. Essa substância, quando produzida em grande quantidade, acaba inibindo os hormônios envolvidos na ovulação. “Quando a mulher começa a ter dificuldades para ovular, automaticamente ela não consegue engravidar”, explica o Dr. Vamberto Maia Filho, ginecologista e um dos coordenadores do Centro de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana. Para o homem, a endorfina pode interferir na produção de espermatozoides.
Quando o atleta para com a atividade física abusiva, sua fertilidade volta ao normal, pois aquele excesso de endorfina já não existe mais. No caso das mulheres, é preciso ficar mais atenta para a idade, que é um fator para a infertilidade. “Temos de lembrar que os óvulos têm um processo de degeneração própria, fenômeno que vai acontecendo conforme a mulher fica mais velha. Uma mulher que ficou dez anos sem ovular, por conta dos exercícios, sofre com o envelhecimento dos óvulos como qualquer outra. Por isso, ela precisa ficar atenta a isso”, orienta.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624