Voltar
  • Home
  • blog
  • Por que casais interraciais podem gerar filhos com aparência diferente? Entenda a explicação genética

Por que casais interraciais podem gerar filhos com aparência diferente? Entenda a explicação genética

18 de novembro de 2024

Por que casais interraciais podem gerar filhos com aparência diferente? Entenda a explicação genética

É normal que casais interraciais gerem filhos com características físicas distintas dos pais ou dos irmãos. Isso porque a genética humana é complexa e inclui diversas variáveis, como a mistura de genes e a forma como eles se manifestam. Entenda um pouco mais sobre como isso funciona.

Herança genética de casais interraciais

Para entender a variação nos traços físicos, é preciso compreender como os genes são transmitidos de geração em geração.

Cada pessoa possui um conjunto de genes que define características físicas, como cor da pele, cabelo e olhos. Em casais interraciais, as combinações de genes são ainda mais diversificadas, pois eles carregam variações genéticas de diferentes populações. Ao se unirem, esses genes podem se combinar de várias formas, resultando em uma grande variedade de traços físicos.

Genes dominantes e recessivos

Os genes podem ser dominantes ou recessivos. Características dominantes, como a cor dos olhos escuros, tendem a aparecer com mais frequência, pois são “mais fortes” em termos de expressão.

Já os genes recessivos só se manifestam quando ambos os pais possuem essa característica. Em casais interraciais, é comum que diferentes combinações de genes dominantes e recessivos resultem em características únicas para cada criança.

A Mirlene Cernach, geneticista do Hospital e Maternidade Santa Joana explica que é comum, por exemplo, que casais em que o pai é negro e a mãe é branca, tenham um filho com a pele clara.

“Não é um gene que vai determinar a cor da pele, mas são vários genes diferentes que agem. Isso tem muita informação dos antecedentes dos familiares. A pele do filho vai ser uma somatória dos genes que o pai e a mãe têm. O mesmo vale para a cor dos olhos. Não têm uma herança padronizada”, explicou em entrevista à Revista Crescer.

Como cada criança herda metade de seus genes do pai e metade da mãe, as combinações possíveis são praticamente infinitas. Em casais interraciais, essa diversidade pode ser ainda mais rica, gerando filhos com tons de pele, texturas de cabelo, e cores de olhos bastante variados, mesmo dentro da mesma família.

Quando casais de diferentes etnias têm filhos, a genética proporciona uma vasta possibilidade de combinações, cada uma refletindo um pouco da história e das origens de seus pais.

Categorias

© 2024 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587