Câncer de colo de útero e a vacinação contra o HPV
Entre os diversos tipos de câncer que afetam as mulheres, o câncer de colo de útero é um dos poucos que pode ser praticamente erradicado por meio de vacinação e rastreamento regular. Ações tão simples e acessíveis e que podem salvar vidas!
Diretamente relacionado a este câncer, o HPV (papilomavírus humano) é um vírus muito presente em nossa sociedade. Embora a maioria das infecções seja transitória, eliminada pelo sistema imunológico em até dois anos, um uma parcela das pessoas o vírus persiste no organismo e aumenta o risco de câncer. O HPV é responsável por aproximadamente 5% de todos os cânceres humanos. Além do câncer de colo de útero, entram nessa lista outras regiões do corpo, como vagina, vulva, ânus, pênis e orofaringe.
Estudos mostram que a vacinação contra o HPV é altamente eficaz quando administrada antes da exposição ao vírus, idealmente a partir dos 9 anos de idade. Sempre que possível, deve-se optar pela HPV 9v, que deve ser aplicada em duas doses para crianças e adolescentes de 9 a 20 anos, com intervalo de 6 meses entre elas, e em três doses em maiores de 20 anos.
“O Brasil ainda enfrenta desafios importantes relacionados à taxa de cobertura vacinal. Mitos, preconceitos e desinformação têm limitado o alcance da vacina, especialmente em regiões desfavorecidas, como o Norte e o Nordeste”, conta a Dra. Rosana Richtmann, infectologista do Grupo Santa Joana.
Outra importante forma de prevenção é a realização de exames para identificar precocemente lesões que podem evoluir para câncer, por meio do rastreamento regular com citologia e teste molecular de HPV.
Leia também: O que é papanicolau: quando fazer
“A vacinação contra o HPV é uma ferramenta poderosa, capaz de evitar o sofrimento causado por tratamentos invasivos, ciclos intensos de quimioterapia e radioterapia”, explica a Dra. Rosana. Por isso, é fundamental a conscientização sobre a importância desta vacina na proteção contra o câncer cervical e outros tipos de câncer.
Para ler o artigo completo, clique aqui.