Voltar
  • Home
  • blog
  • Cálculo renal em gestante: como tratar?

Cálculo renal em gestante: como tratar?

28 de fevereiro de 2013

Cálculo renal em gestante: como tratar?

*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.

O surgimento de cálculos renais pode aumentar na gestação, em função do fenômeno conhecido como hipercalciúria gestacional, ou seja, a eliminação aumentada de cálcio, levando à maior formação de cálculos. O relaxamento da musculatura do trato urinário, típico da gestação, também parece associado ao problema. Uma dificuldade decorrente do cálculo urinário em gestantes é seu diagnóstico exato, que pode ser mascarado por outras ocorrências da gravidez, como lombalgias e o próprio trabalho de parto. E, mesmo quando todos os sinais apontam para o cálculo renal, a localização precisa torna-se mais um complicador. O exame de escolha para confirmar e localizar um cálculo renal é a tomografia computadorizada, que não é indicada para gestantes.
O tratamento do cálculo renal em gestantes, até pouco tempo atrás, era outro desafio. A tradicional litotripsia extracorpórea, método de escolha, também não é indicada no período gestacional, pois pode levar a um trabalho de parto prematuro. Por conta desses riscos associados, a opção mais comumente utilizada era simplesmente controlar a dor da paciente com analgesia própria para a gestação, postergando o tratamento efetivo do cálculo, de forma a não comprometer a integridade do feto.
O Hospital e Maternidade Santa Joana conta com um serviço especializado no tratamento de gestantes com cálculo renal. Sob a responsabilidade do urologista Dr. José Luiz Chambô, o serviço auxilia os colegas obstetras no diagnóstico e no tratamento dessa ocorrência. Um dos principais benefícios deste serviço está no alto grau de especialização da maternidade. Procedimentos como este podem ser realizados em hospitais gerais, mas naturalmente expondo a paciente a outro tipo de ambiente. “Ao tratar seu cálculo renal em uma maternidade especializada, a gestante estará sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar, capaz de realizar procedimentos altamente especializados, em um ambiente menos exposto”, comenta Dr. Chambô.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624