Voltar
  • Home
  • blog
  • Café e refrigerante: heróis ou vilões?

Café e refrigerante: heróis ou vilões?

13 de julho de 2012

Café e refrigerante: heróis ou vilões?

A grávida não precisa parar completamente de tomar café e refrigerantes, mas os especialistas recomendam que gestantes e mulheres tentando engravidar evitem grandes quantidades de cafeína, substância que está presente em cafés, chás (incluindo chá verde), refrigerantes e chocolate.
A verdade é que após décadas de controvérsias e estudos apontando resultados completamente diferentes, ainda não há um consenso sobre o quanto de cafeína é seguro consumir durante a gravidez. Assim sendo, o melhor a fazer é pecar pelo excesso em nome da saúde do seu filho e diminuir o consumo por dia.
A organização norte-americana March of Dimes, voltada à promoção da saúde de bebês, aconselha gestantes a limitarem a dose de cafeína a menos de 200 mg por dia (mais ou menos duas xícaras de café coado).
A recomendação segue-se aos resultados de um estudo publicado em março de 2008 pelo American Journal of Obstetrics and Gynecology, mostrando que mulheres que consumiam 200 mg ou mais de cafeína por dia dobravam o risco de passar por um aborto espontâneo se comparadas às que não consumiam cafeína.
A cafeína é um estimulante que aumenta o seu ritmo cardíaco e o metabolismo, o que consequentemente afeta a maneira como o bebê se sente. Embora esse tipo de estímulo, quando constante, não seja saudável para o feto, breves momentos — como os que se seguem ao consumo de uma xícara de café, por exemplo — não chegam a fazer mal. Para o bebê, a situação é semelhante a você correr para pegar um ônibus.
Se você está acostumada a beber bastante chá e café, talvez sinta que precisa deles para “funcionar” durante o dia, mas faça o possível para cortar suas doses, porque o efeito pode ser contrário. Saiba, no entanto, que às vezes é mais questão de hábito do que de necessidade. Procure fazer mudanças na sua rotina para evitar aquele momento do cafezinho.

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624