Bebê prematuro também pode nascer de parto natural
Uma pesquisa revelou que o fato de o bebê ser prematuro não o impede de nascer de parto natural, desde que ele não esteja na posição fetal invertida. O resultado foi obtido após a análise de 2.906 bebês nascidos entre a 24ª e a 32ª semana de gestação, que não descobriu diferenças entre o número de mortes neonatais de nascidos de parto normal e cesariana quando os fetos estavam em apresentação cefálica (com a cabeça para baixo).
No estudo, publicado na edição de agosto do periódico American Journal of Obstetrics & Gynecology, foram levados em conta fatores como idade, ingestão de álcool e drogas e tabagismo.
Entre as 714 mães cujos bebês nasceram muito prematuros – entre a 24ª e a 28ª semana de gestação – e estavam na posição fetal cefálica, 77% tentaram o parto normal e 84% foram bem sucedidas. A taxa de mortalidade neonatal foi de 15,2% para os partos normais e 13,5 para as cesarianas planejadas, diferença que pode ser atribuída ao acaso. Entre as gestantes cujos fetos estavam na posição invertida, apenas 27,6% das que tentaram o parto normal tiveram êxito.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624