Bebê Facebook: será que você tem algo a ver com isso?
Na semana passada, o fundador do Facebook, Mark Zukerberg, anunciou que sua esposa está grávida de uma menina, depois de dois anos de tentativas, inclusive com abortos nesse período. O problema do “casal Facebook” é muito comum nos consultórios de ginecologia e obstetrícia, como aponta Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.
“Antigamente, a mãe que sofreu vários abortos era simplesmente rotulada como um paciente que não consegue segurar o bebê. Hoje, no pré-natal, há vários exames que indicam as causas desses abortos seguidos, oferecendo a possibilidade de contornar os problemas”, esclarece Dr. Leite.
Segundo o obstetra, quase sempre é possível encontrar as causas da infertilidade. “Pode estar relacionada aos fatores de coagulação da paciente, como se fosse uma resposta alérgica à parte genética do marido, é possível diagnosticar se o útero dela tem uma alteração anatômica interna, entre outras causas”, explica.
As técnicas para preservar a saúde do bebê durante a gestação e no pós-parto também foram muito desenvolvidas. “Bebês prematuros, que antes dificilmente sobreviveriam fora do útero da mãe, hoje podem se desenvolver com segurança no ambiente de UTI Neonatal em instituições especializadas”, afirma o obstetra.
Se você quer engravidar e não está conseguindo, como aconteceu com a Sra. Zukerberg, procure um especialista para que ele possa descobrir as razões. Consulte um médico para esclarecer todas as suas dúvidas. Sentir-se segura é fundamental tanto para as gestantes quanto para aquelas mulheres que ainda não conseguiram realizar esse sonho.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624