Voltar
  • Home
  • blog
  • Vírus Respiratórios: Alerta de aumentoem crianças

Vírus Respiratórios: Alerta de aumentoem crianças

28 de junho de 2023

Vírus Respiratórios: Alerta de aumentoem crianças

O Jornal da Tarde, da TV Cultura, fez uma reportagem sobre o aumento de casos de vírus respiratórios, como bronquiolite e pneumonia, que estão lotando os hospitais pediátricos. A queda de temperatura do final do outono está relacionada a essas doenças. 

“Nessa época do ano, é esperado que a gente tenha o aumento da circulação de vírus respiratórios de maneira geral e, lógico, as crianças acabam sendo vítimas disso. O principal vírus que circula na população infantil chama-se Vírus Sincicial Respiratório, extremamente comum. Até 2 anos de idade, estima-se que 100% das crianças já tiveram contato com o Vírus Sincicial Respiratório, mas não necessariamente vão ter doença grave”, disse a Dra. Rosana Richtmann, infectologista do Grupo Santa Joana, à reportagem. 

Manter os hábitos de higiene que aprendemos nos últimos anos e deixar os ambientes ventilados, além de tomar vacina contra gripe e Covid-19 estão entre as medidas preventivas.  

“Ensinar as crianças a chegar da escola e higienizar as mãos é fundamental. O que ajuda muito e a gente fala pouco: aleitamento materno. A mãe passa através do leite materno anticorpos para todos esses vírus”, completa a Dra. Rosana. 

Para assistir à reportagem completa, clique aqui

Prevenir vírus respiratórios em crianças é de suma importância para garantir sua saúde e bem-estar. Existem algumas medidas eficazes que podem ser adotadas para reduzir o risco de infecção. Em primeiro lugar, é fundamental incentivar a higiene pessoal adequada, como a lavagem regular das mãos com água e sabão, especialmente antes das refeições e após usar o banheiro.

Além disso, é importante ensinar as crianças a evitar tocar o rosto, especialmente a boca, o nariz e os olhos, uma vez que essas áreas são portas de entrada para os vírus. Manter um ambiente limpo e bem ventilado também é essencial, assim como incentivar a prática de etiqueta respiratória, como cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço descartável ou com o braço.

Além disso, é fundamental garantir que as crianças estejam com as vacinas em dia, incluindo a imunização contra vírus respiratórios, quando disponíveis. Promover um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, atividades físicas regulares e boas noites de sono, também fortalece o sistema imunológico, tornando as crianças mais resistentes a infecções respiratórias.

Ao adotar essas medidas preventivas, é possível proporcionar um ambiente mais seguro e saudável para as crianças, protegendo-as contra vírus respiratórios e promovendo o seu bem-estar geral.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624