As vantagens da ampliação da licença-maternidade
Com a ampliação da licença-maternidade, de quatro para seis meses, a mamãe terá mais possibilidades de estender a amamentação exclusiva, que vai até os seis meses de vida do bebê. Tal benefício é comprovado por estudos que destacam a importância da relação entre mãe e filho durante a primeira infância, principalmente no primeiro ano de vida do bebê.
Antes da nova lei, a mamãe precisava introduzir o uso da mamadeira ainda na fase vital do leite materno para alimentar seu bebê enquanto estava fora. Esse ato, na sua maioria, resultava em desmame precoce, perdendo muito dos benefícios que a amamentação exclusiva traz.
A amamentação é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento e crescimento do bebê e se for exclusivo até os seis meses, os benefícios aumentam tanto para o bebê quanto para a mamãe.
Outro fator importante que a licença-maternidade ampliada objetiva é a maior ligação entre mamãe e bebê, sobretudo nos seis primeiros meses de vida. Há maior estimulação nas conexões do cérebro do bebê, desenvolvimento físico, emocional e intelectual a curto e longo prazo.