Voltar

Ardência na vagina

27 de março de 2024

Ardência na vagina

Diversos fatores podem causar ardência na vagina, que geralmente vem acompanhada de irritação ou coceira. Este foi o tema da reportagem do site Minha Vida, que conversou com a ginecologista obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, Dra. Aline Calixto.

“As possíveis causas de ardência na vagina podem estar relacionadas com infecções fúngicas, como a candidíase, ressecamento da mucosa da vagina por deficiência hormonal, causado pela menopausa ou o uso de anticoncepcionais, lesões de endometriose e líquen escleroso”, explicou a médica.

Leia também: Você sabia que os dois parceiros devem tratar juntos as doenças sexualmente transmissíveis?

A ardência pode ocorrer por si só, em decorrência de assaduras, irritação a produtos e inflamações como a vulvovaginite, por exemplo, ou acompanhada de coceira, como ocorre no caso da candidíase e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Nestes casos, muitas vezes é o ato de coçar repetidamente que provoca o ardor.

“É importante ressaltar que toda queixa de ardência vaginal deve ser avaliada por um especialista, pois o tratamento equivocado pode piorar o quadro”, disse a médica. É este especialista que poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto.

No caso de candidíase, por exemplo, serão indicados medicamentos antifúngicos. Se estiver ocorrendo ressecamento da menopausa, podem ser indicadas a pomada vaginal hormonal e a reposição hormonal. Em alguns casos, o médico pode optar por suspender ou alterar o método anticoncepcional hormonal, que pode estar causando ressecamento vaginal e, consequentemente, a ardência. Já no caso de líquen escleroso, o tratamento pode ser feito com corticoides e anti-inflamatórios.

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624