Amamentar não evita nova gravidez: como se prevenir!
Ter filhos em idades próximas parece interessante quando se pensa no companheirismo que pode surgir entre eles e na facilidade de ter duas crianças passando juntas pelas mesmas fases, porém engravidar novamente, poucos meses após dar à luz, pode provocar uma série de problemas de saúde para a mulher, o novo bebê e até prejudicar o primogênito. Por isso, é preciso tomar cuidado para evitar uma gestação antes da hora e estar amamentando não garante que isso não vá acontecer.
Para os especialistas consultados pelo UOL Gravidez e Filhos, as mulheres que estão amamentando precisam começar a fazer uso de algum método anticoncepcional cerca de 40 dias após dar à luz. Segundo os médicos, esse intervalo é seguro porque, em primeiro lugar, trata-se de uma fase durante a qual a mulher é aconselhada a não ter relações sexuais.
“É a quarentena, período em que ela ainda está com sangramento, e o colo do útero está voltando ao normal”, fala Dra. Carla Kikuchi, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo.
Além disso, ainda que tenha relações, a chance de engravidar é pequena. Nos primeiros 40 dias depois do parto, se a mulher está amamentando, é muito difícil que ela ovule.
Matéria original: LINK
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624