Amamentando no verão: o que muda?

Já em relação às crianças que utilizam fórmulas lácteas, não há consenso. Há pediatras que consideram a água utilizada no preparo das mamadeiras suficiente para hidratar os bebês. Outra linha de especialistas alerta para a presença maior de sódio nos leites industrializados, o que poderia prejudicar a hidratação e justificar a oferta de água filtrada ao bebê, quando a temperatura estiver muito alta.
Não há dúvidas, no entanto, quanto à necessidade da mãe em se alimentar e se hidratar adequadamente para amamentar. Iindependentemente da época do ano, a mulher que amamenta deve ingerir pelo menos três litros de líquidos por dia, incluindo água, leite, chás ou sucos. Para não se perder na quantidade de água que já ingeriu, o ideal é ter sempre uma garrafinha – de 300 ml ou 500 ml – à mão e reabastecê-la ao longo do dia.
A água para hidratação da mãe deve estar sempre na sacola do bebê, com todos os outros utensílios que ela leva quando sai de casa. Essa garrafinha de água deve ser companheira inseparável para ela e para o bebê. Afinal, a água que a mãe ingere é a que vai hidratar a criança.