Amamentação para Iniciantes
Insegurança é muito comum, entre mães de primeira viagem, por mais orientação e apoio que recebam de familiares e amigas que já passaram por isso. E a amamentação é um dos temas que mais gera dúvidas.
Por isso, buscamos orientações com uma especialista, a pediatra neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, Dra. Clery Bernardi Gallacci.
Doutora, o que toda mãe de primeira viagem precisa saber sobre amamentação?
É muito importante que a mãe tenha conhecimento do mecanismo complexo neuroendócrino que regula a produção do leite. Esta informação pode ser através de manuais de amamentação. O conhecimento da anatomia das mamas para que se prepare para quando o bebê nascer, tal informação ela pode perguntar para o obstetra que está fazendo o acompanhamento do pré-natal.
E o que pode e o que não pode para a mulher que amamenta? Existem restrições quanto a medicamentos e alimentação?
Sempre que necessitar de medicamentos, deve procurar orientação médica. Quanto à dieta não há contraindicações específicas.
Devemos lembrar que tudo passa através do leite e os excessos podem ser sentidos. A amamentação deve ser evitada até duas horas após a ingestão moderada de álcool (uma taça de vinho, por exemplo). E com o consumo excessivo de café teremos passagem desse excesso de cafeína para o leite materno, podendo refletir no comportamento do recém-nascido.
Dra. Clery, qual é o papel do pai no processo? Como ele pode participar, desde o início da gestação?
O papel do pai sempre será de dar apoio e suporte desde o início da gestação, com participação ativa nas consultas de pré-natal e após o nascimento nos cuidados com o recém-nascido e com a mãe.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624