Alimentação da mamãe que amamenta: o que comer?
Muitas mamães, assim que saem do parto, já começam a pensar em como perder aqueles quilinhos a mais ganhos durante a gravidez. Mas saiba que ainda não é hora de pensar nisso! A série “Alimentação da Mamãe que Amamenta” vai falar exatamente sobre como deve ser essa dieta.
“Durante a amamentação, a mulher deve manter a mesma alimentação saudável da gestação”, afirma a nutricionista Luciana Costa, coordenadora de nutrição do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo. “Na verdade, é preciso aumentar um pouco o consumo calórico: se na gravidez, ela ingeria 300 calorias a mais por dia, durante o aleitamento, vai precisar de 500”, completa. O aumento é necessário para a produção dos 850 ml de leite (isso mesmo, é tudo isso!) diários que o bebê mama.
Então, o que comer?
A dieta durante o período da amamentação deve priorizar fontes de proteína animal, como carnes, peixes, leite e derivados, além de cálcio e ferro. Frutas, verduras, grãos e carboidratos também são boas pedidas. Para manter a disposição e não comer demais de uma só vez, o melhor é fracionar as refeições: três principais e mais três lanches leves entre uma mamada e outra.
Fonte: Revista Crescer
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624