Alimentação da mamãe que amamenta: beba bastante líquido
Ontem, na série “Alimentação da mamãe que amamenta”, vimos como a mamãe que amamenta deve comer. Hoje teremos mais algumas dicas sobre o que comer e, importante, o que beber.
O consumo de gorduras de origem animal e vegetal é muito importante para a produção de leite, e o próprio organismo da mulher se encarrega de fazer uma reserva durante os nove meses. Mas é melhor evitar os excessos. Por isso, evite aquela gordura que fica aparente nas carnes, pele de frango, frituras e também alimentos industrializados que contenham gordura trans. Já as de origem vegetal, que são mais saudáveis, podem ser encontradas em óleos vegetais (canola, girassol, soja etc.), azeite de oliva e castanhas, por exemplo.
Agora, o que a mamãe deve beber?
A base do leite materno é água, então a mulher que amamenta também tem de aumentar a ingestão de líquidos. É normal, consequentemente, que a sede também aumente nessa fase. Quando a mulher não está grávida, a recomendação é de 1,5 a 2 litros por dia. Só que, durante o aleitamento, você provavelmente vai tomar mais do que isso sem perceber. Enquanto estiver amamentando o bebê, deixe uma garrafa ou jarra com água por perto. Você também pode beber sucos naturais, chás (menos o preto) e água de coco para variar.
Fonte: Revista Crescer
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624