Adolescentes grávidas precisam comer mais?
Mulheres que desejam ter um filho devem cuidar da dieta antes mesmo da gestação. “É importante que, antes de engravidar, a mulher faça algum acompanhamento para verificar se está com o peso adequado, ou se tem deficiência de algum nutriente. É importante corrigir isso antes da gestação, pois depois fica mais difícil”, explica Luciana Costa, nutricionista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Por isso, se você está pensando em engravidar, procure um nutricionista para que esse profissional possa indicar a melhor dieta para corrigir problemas na sua alimentação. Uma dica para quem já está pensando em engravidar é fazer a suplementação de ácido fólico, pois essa substância será fundamental para o desenvolvimento do bebê.
Mas, e no caso de uma gestação inesperada na adolescência, o que fazer? Este caso, como explica a nutricionista, é diferente. A adolescência é uma fase importante para o desenvolvimento físico e psicológico. Os jovens costumam, naturalmente, comer mais, pois seu organismo necessita de nutrientes fundamentais para esse crescimento.
A adolescente grávida deve cuidar da saúde dela e de seu bebê. “A dieta das adolescentes tem um valor calórico diferente da mulher adulta. Ela tem uma necessidade maior de proteínas e minerais. Isso porque, na verdade, ela também está em fase de crescimento. Ela tem que cumprir as necessidades dela e mais as necessidades da formação de um feto”, esclarece Luciana Costa, nutricionista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Além do apoio psicológico, a gravidez nessa etapa da vida necessita de um maior acompanhamento médico e nutricional. O pré-natal deve garantir esse atendimento mais especializado para as jovens mamães.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624