A mulher pode começar a roncar durante a gravidez?
Sim, embora nem todas as mulheres manifestem essa alteração, isso pode acontecer. O aumento do hormônio progesterona – próprio da gravidez – faz com que o corpo feminino retenha mais líquido e inche, por consequência. Esse inchaço pode atingir as vias aéreas, dificultando a passagem de ar, o que provoca o ronco. Como algumas gestantes incham menos do que outras, nem todas roncam.
Por conta do inchaço, é possível que a mulher também passe a sofrer com sintomas de rinite e sinusite. A boa notícia é que esses dois problemas, tal como o ronco, desaparecem durante a quarentena, pois o corpo começa a voltar ao normal depois do nascimento da criança.
Para acabar com o ronco (ou diminuí-lo), os médicos recomendam não dormir de barriga para cima – nessa posição, a captação do ar é mais difícil. O indicado é deitar de lado. Também vale usar almofadas específicas para quem ronca ou deitar sobre dois travesseiros, desde que não seja desconfortável.
A reportagem completa, com informações do Dr. Luis Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, foi publicada pelo Uol. Acesse!
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624