O Centro Obstétrico conta com tecnologia de última geração e equipes especializadas. Faz atendimentos de gestações de baixo, médio e alto risco, bebês prematuros e gestações múltiplas.
Centro Obstétrico
São sete salas para parto cesárea e três suítes para parto normal (veja Suítes LDR), além das salas de pré-parto, onde as mães são preparadas para o procedimento, e uma sala para recuperação pós anestésica. Em todos os ambientes, há uma equipe de enfermagem que monitora a mãe e o feto em tempo integral.
Tecnologia em prol da segurança
As salas são amplas e permitem aos médicos circulação ágil e segura durante os procedimentos. Além disso, contam com equipamentos de altíssima tecnologia, como focos de LED com sistema de compensação de sombra para evitar o aquecimento do campo operatório, e um sistema de ar condicionado de baixa pressão e alta velocidade que forma uma cortina de proteção no entorno, reduzindo consideravelmente os riscos de infecção.
Os equipamentos utilizados no centro obstétrico são de última geração: temos monitores de pressão e oxigenação da mãe e do bebê.
Para os bebês prematuros que respiram com dificuldade nas primeiras horas de vida, temos o equipamento chamado Neopuff (ventilador menos invasivo), que é fundamental para a assistência aos bebês prematuros e de baixo peso que precisam de oxigenação plena enquanto são levados para o berçário.
Dispomos do aparelho de ultrassom com alto poder de resolução e manuseio, que enxerga entre uma vértebra e outra da gestante. Com ele, é possível fazer a anestesia de forma bem mais precisa e segura.
Atendimento humanizado
Independente da via do parto (normal ou cesárea), o cuidado e o respeito à mulher são mandatórios. Zelamos para que um(a) acompanhante esteja sempre por perto, apoiando-a e tranquilizando-a nesse momento especial.
Hora das boas-vindas
Na hora do nascimento, o bebê é recepcionado pelo médico obstetra, neonatologista e pela equipe de enfermagem. Para gestantes com patologias ou gestação de alto risco, existe uma equipe multidisciplinar, que a acompanha desde a chegada até o momento da alta.
Toda a equipe possui especialização em obstetrícia e vivência no acompanhamento do trabalho de parto, parto e pós-parto, além de capacitação constante para o cumprimento de protocolos atualizados e a correta operação dos equipamentos.
Médico obstetra: Coordena a equipe da sala de parto, orienta a gestante sobre as etapas do procedimento, realiza o parto (normal ou cesárea) e acompanha a mãe e o bebê nos dias seguintes ao parto.
Médico anestesista: Realiza a anestesia e a analgesia (quando necessárias) e assiste à paciente durante e após o parto.
Médico neonatologista/pediatra: Recepciona o bebê na hora do nascimento, é responsável pelos primeiros cuidados e por acompanhar o recém-nascido durante os
dias de internação.
Enfermeira obstetra: Recebe e avalia a paciente na hora da internação e informa as condições clínicas e obstétricas ao médico responsável. Também recepciona o bebê após o parto, participa dos primeiros cuidados e estimula o primeiro contato do bebê com a mãe.
Técnica de enfermagem: Realiza os primeiros cuidados indicados pela equipe médica, além de preparar e organizar os materiais necessários para o parto.
Os recém-nascidos são atendidos na sala de atendimento neonatal, onde recebem os primeiros cuidados e a complementação da identificação, que se inicia com a colocação da primeira pulseira, ainda na sala de parto.
Promovemos o contato pele-a-pele do bebê com mãe e o estímulo à amamentação logo nos primeiros momentos de vida, fortalecendo o vínculo entre a mãe e o bebê. E, caso não haja uma necessidade específica para antecipar o primeiro banho, incentivamos que ele seja dado apenas 24 horas depois do parto, no quarto com os pais.
Pós-parto
Contamos também com uma sala de recuperação anestésica para recuperação após a realização da anestesia, onde a mãe e o bebê têm à disposição todo o suporte da nossa equipe de enfermagem. Todo o período de recuperação é assistido e, na hora da liberação para o quarto, o bebê sai junto com a mãe.