Banho de balde: os benefícios dessa técnica milenar
Um tormento para algumas mães é o momento de dar banho em seus bebês. Isso porque os pequenos costumam abrir um berreiro ao entrar na banheirinha e, geralmente, dão trabalho nesse momento. Pensando nisso, foi desenvolvida uma técnica que imita o útero materno e faz com que o bebê se sinta mais seguro: o banho de balde.
No balde, a criança fica numa posição bem parecida com a que ficava no útero da mamãe. Perninhas e bracinhos encolhidos, mas presos, como numa banheira comum. A água permanece por mais tempo quentinha e o pequeno pode ficar submerso do pescoço para baixo. Assim, o bebê fica mais tranquilo e até dorme durante o banho.
O banho de balde é indicado para bebês que acabaram de sair da maternidade. São mais seguros principalmente quando os bebês começam a ficar em pé, tendo menor risco de escorregarem e se afogarem. As mamães podem continuar com o banho de balde do seu bebê até quando desejarem ou até a idade que for confortável para mãe e bebê.
Há algumas dúvidas sobre qual balde usar: balde comum ou um específico para o banho de bebês. Alguns acham que o específico é só um apelo à marca. Outros especialistas dizem que o balde específico para o banho de bebês tem uma segurança maior, já não há risco de corte, evitando que o balde derrape, pois há um melhor centro de gravidade. Além disso, um balde de marca específica pode não liberar substâncias tóxicas que prejudiquem o bebê como um balde comum.