Gravidez após os 40 anos é mais segura hoje em dia?
É muito comum a preocupação feminina com a idade na hora de planejar uma gravidez. No entanto, é cada vez mais comum os casos de gestações após os 40 anos. Recentemente, três famosas nesta faixa etária ficaram grávidas: Karina Bacchi, Eliana e Ivete Sangalo.
Quem explica essa mudança é o obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana Dr. Alberto D’Auria.
“Nos últimos 30, principalmente 20 anos”, conta o médico, “a longevidade feminina aumentou assustadoramente. A expectativa de vida da mulher, quando comecei na profissão”, diz o doutor, “era de cerca de 50 anos. Hoje chega aos 80 anos”.
Dr. D’Auria diz que também aumentou a fertilidade feminina com segurança. “As mulheres continuam com os mesmos cerca de 400 mil óvulos durante toda a sua vida, mas o que mudou foi a qualidade dos óvulos, graças a hábitos modernos, relacionados à alimentação e exercícios. Há uma melhor qualidade orgânica, mulheres com níveis orgânicos mais satisfatórios que as de décadas atrás”.
Os avanços na medicina também influenciaram de forma fundamental, explica o obstetra. “A essa mulher com um corpo mais saudável aos 40 anos, soma-se os recursos que temos hoje oriundos da medicina moderna. Técnicas mais seguras de fertilização in vitro, que permitem a escolha de óvulos de qualidade, com risco baixo de desenvolver anomalias”.
“O preparo melhor dos obstetras, com novos protocolos para atuar em gestações de risco, o surgimento da Medicina Fetal, com predições de problemas na gravidez logo no primeiro trimestre, atrelado à Cirurgia Fetal, também são fatores que propiciam gestações mais seguras depois dos 40 anos e, talvez daqui algum tempo, aos 50 anos de idade”.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624