Teste de Gravidez de Farmácia é Confiável?
Mulheres com ciclo menstrual regular ficam atentas a qualquer atraso na menstruação. Se a isso se segue algum desconforto, como enjoos, a solução é correr à farmácia mais próxima em busca de um teste de gravidez. Mas será mesmo?
Vale a pena recorrer a testes de farmácia para descobrir se está grávida ou não? Perguntamos ao Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.
“Vale sim, pois os testes de urina atualmente apresentam uma sensibilidade muito boa; ou seja, eles acusam gravidez com até 2 ou 3 dias antes do atraso menstrual,” ele explica.
O médico lembra que os testes não são infalíveis. “O falso negativo é mais frequente que o falso positivo e se a paciente fizer o teste e der negativo, ela deverá repetir o teste após um ou dois dias, fazendo com a primeira urina do dia.” Se o resultado permanecer negativo, ela deve procurar um médico de confiança, orienta Dr. Leite.
E em caso de falso positivo? “Pode existir, porém estaria relacionado a tumores ovarianos de células produtoras de hormônio HCG,” esclarece o obstetra, mencionando o hormônio produzido pela placenta durante a gestação. “Portanto, muito mais difícil de ocorrer,” afirma.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624