O que a amamentação tem a ver com o desenvolvimento sustentável?
A Semana Mundial da Amamentação deste ano teve como tema “Aleitamento materno – Presente Saudável, Futuro Sustentável”, definido pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA). Vários aspectos aproximam a amamentação do desenvolvimento sustentável, como mostra a figura acima.
O objetivo, neste ano, foi alinhar os conceitos da amamentação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, mostrando à sociedade como o ato de amamentar contribui para criar um ambiente melhor agora e no futuro. Um desses objetivos é “Acabar com a pobreza, em todas as suas formas”.
Para alimentar um bebê que não mama no peito, durante seis meses, são necessários:
– 135 litros leite de vaca fluido, ou
– 44 latas de leite de vaca em pó modificado e suplementado para atender às necessidades do lactente menor de seis meses (fórmula infantil).
O leite materno não tem custo, já a fórmula tem um custo alto. Ou seja, estimular a amamentação também é uma forma de reduzir os gastos das famílias, algo que pode ser altamente impactante no caso de populações de baixa renda. No mês de agosto, marcado pela Semana Mundial da Amamentação e pelo Dia da Amamentação, o blog do Hospital e Maternidade Santa Joana está totalmente focado neste tema. Aproveite!
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624