Os pés voltam ao tamanho normal depois da gravidez?
Depois que a mulher engravida, o corpo passa por tantas transformações que, às vezes, fica até difícil lembrar como ele era antes da gestação. O cabelo muda, a pele fica diferente, a cintura some… Mas, se essas alterações já são esperadas por quem pretende gerar um bebê, há uma sobre a qual muita gente não fala, mas que pode acontecer: o aumento dos pés. E não estamos falando aqui daquele inchaço que some com o tempo, não. Pode acontecer uma mudança permanente que vai fazer seus sapatos 36 darem lugar aos 37, mesmo depois de dar à luz.
“Fica fácil entender por que isso acontece quando se sabe que, durante esse período, existe a produção de um hormônio que relaxa os ligamentos de todas as articulações, e os pés ficam maiores no comprimento em decorrência desse relaxamento”, explica o ginecologista e obstetra Dr. Alberto d’Auria, do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo. Nas gestantes que têm os pés planos, chamados de “chatos”, a mudança pode ser ainda mais severa. “Com essa frouxidão, há um aumento do diâmetro anteroposterior e também do diâmetro transverso, deixando os pés mais largos”, explica o especialista.
Além do aumento no comprimento e na largura, os pés ainda podem ficar mais “altos” na gestação, principalmente quando eles têm bastante gordura. “A tendência na gravidez é que mais gordura seja depositada ali, levando a um aumento da altura. Por consequência, necessita-se de sapatos maiores”, esclarece Dr. d’Auria. E é provável que você já tenha ouvido muitas mulheres contarem que nunca mais voltaram ao número que calçavam antes – ou talvez você mesma tenha passado por essa experiência. Isso acontece porque, às vezes, os pés realmente não retornam mais ao formato antigo.
Quer saber mais? Acesse o conteúdo inteiro, aqui.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624