Mães podem tingir o cabelo durante a amamentação?
Durante o período da amamentação, existem muitas restrições, como a ingestão de álcool, o consumo de tabaco e até mesmo alimentos como o chocolate. Porém, há uma grande polêmica em torno da tintura de cabelo. Pode ou não usar, afinal?
A recomendação de Tatiana Steiner, doutora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é de que as mães evitem o procedimento de tinturas, assim como os de alisamento, pois são utilizados produtos químicos que podem afetar a saúde da mãe e do bebê. “Nem mesmo a henna é permitida, pois nem todos os produtos são de boa qualidade e podem oferecer riscos à saúde”, explica a especialista.
Já o ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, Dr. Alberto d’Auria, indica os tonalizantes como a melhor forma de pintar o cabelo durante a amamentação. O problema não está somente na química que o couro cabeludo absorve e passa para o bebê através do leite. O cheiro da tintura para cabelos também agride o recém-nascido, podendo causar uma rinite alérgica ou até mesmo dores de cabeça na criança. “O ideal durante a amamentação é que o bebê tenha contato com o cheiro da mãe e somente isso”, explica Alberto.
Para ler o conteúdo completo, clique aqui.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624