Até quando esterilizar os objetos do bebê?
Os recém-nascidos não tem um sistema imunológico forte para se defenderem das bactérias. Uma das medidas adotadas pelos pais na proteção das crianças é a esterilização dos objetos que são levados à boca. Quando é a hora de parar com estes cuidados especiais?
A cada uso, estes itens devem ser esterilizados até o sexto mês do bebê. A esterilização pode ser feita de duas formas. A primeira é em fogão convencional, colocando os itens em uma panela, cobri-los com água ferver por, pelo menos, cinco minutos. A segunda é em um esterilizador para microondas, bastando seguir as orientações do manual do produto. Quando o bebê entrar no sétimo mês, basta esterilizar uma vez por dia até que ele complete um ano.
Lençóis, toalhas e babadores
Durante essa primeira etapa da vida dos bebês, ou seja, até os três primeiros meses, é indicado lavar os itens do enxoval separados das peças dos adultos, além de usar sabão de coco para evitar alergias. Após secos, os tecidos que são levados à boca, como lençóis, toalhas e babadores, devem ser passados com ferro quente para afastar as bactérias. Essa rotina não precisa ser mantida por muito tempo. “Após o quarto mês, não é mais necessário passar se não tiver tempo”, diz Dr. Jayme Oliveira Filho, dermatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624