Gestantes precisam de cuidados extras com a pele no verão
No verão, os cuidados com a pele devem ser aumentados, especialmente para gestantes, já esse grupo tem maior tendência a desenvolver manchas na pele nesta época do ano.
Essa tendência pode ser explicada pelo aumento da produção do hormônio melanoestimulante, responsável por estimular a produção de melanina, que por sua vez confere pigmentação à pele. Com seu aumento, no entanto, é maior também o risco de a gestante desenvolver manchas na pele, os chamados “melasmas gravídicos”.
“Nesse período, o fator de proteção solar utilizado pela mulher deve ser mais alto. Pode variar de paciente para paciente, mas o ideal é que seja acima de 30”, afirma Dra. Thais Adura Pepe, dermatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana. Quando faz muito sol, o ideal é que a gestante reaplique o filtro solar a cada duas horas. No dia a dia, ela precisa aplicá-lo apenas quando se expuser ao sol.
Um cuidado adicional diz respeito à oleosidade, bastante característica desse período na vida da mulher. Se o protetor solar for muito oleoso, a gestante pode desenvolver acne, já que neste período a pele pode ficar mais oleosa. O ideal é usar filtros sem óleo, que não obstruem os poros.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624