Gestante pode, não pode ou deve fazer exercícios físicos?
Se não tiver nenhuma restrição médica, a mulher pode e deve fazer exercícios físicos na gravidez, para ajudar a controlar o peso, reduzir os inchaços e melhorar sua condição psicológica. Os exercícios mais indicados são os que oferecem menos impacto, como hidroginástica e caminhada. Natação e ciclismo também podem ser opções, desde que em baixas frequências cardíacas e sem gerar impacto. Outra prática bastante recomendada é a da yoga.
As modalidades que gerem impacto para o corpo da gestante ou contato físico intenso, seja com outros atletas ou com objetos (bolas, colunas, raquetes etc.). Por isso, é melhor evitar equitação, musculação, corrida de velocidade ou longa duração, mergulhos, esqui, entre outras.
Mas há muito mais a ser dito sobre atividade física, postura e bem-estar na gestação. E sabe onde você encontra essas informações?
No Curso de Gestantes Online do Santa Joana. Aproveite para acessar e conheça estas e outras orientações para a futura mamãe. São quinze temas, debatidos por gestantes, com a participação de profissionais do Hospital e Maternidade Santa Joana. Acesse!
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624