Voltar

Pré-natal masculino, sim!

1 de dezembro de 2011

Pré-natal masculino, sim!


O ideal é que a mulher passe por uma bateria de exames antes de engravidar. Caso a gestação aconteça sem a consulta médica prévia, é importantíssimo que a mulher inicie um acompanhamento médico assim que descobrir que está grávida. No caso dos homens, o pré-natal masculino é tão importante quanto o da mulher para a saúde do bebê que está nos planos do casal ou que já está a caminho.
Isso significa que homem e mulher devem fazer uma série de exames na fase pré-concepcional, como VDRL (que pesquisa a sífilis), hepatites B e C, grupo sanguíneo e fator Rh, urina, HIV, glicemia e parasitológico para evitar possíveis doenças e contaminações. Enquanto a mulher faz uma série de outros exames – de dosagens hormonais a ultrassonografia mamária e colposcopia –, o homem deve fazer o espermograma, indicado justamente para avaliar as condições dos espermatozoides para a fecundação.
Eles resistem a cuidar da saúde
Segundo Eduardo Chakora, coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, os indivíduos do sexo masculino apresentam maior resistência para realizar atitudes preventivas com relação à saúde por uma questão cultural. “Os homens, de maneira geral, são educados para manter a aparência de que são fortes e autossuficientes”, comenta.
A reportagem completa está no portal Terra – Vida de Bebê: http://vidadebebe.terra.com.br/integra.php?id_conteudo=Mjc1NDIw&canal=NzMyNQ==

© 2024 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587