Existe remédio para a cólica do bebê?
Atualmente, não se prescrevem medicamentos para tratar as cólicas. O mais indicado é movimentar as pernas do bebê, dobrando-as e desdobrando-as várias vezes ou imitando o movimento de pedalar. Outra medida que costuma ser eficaz é fazer massagem leve na barriga do bebê.
Muitos pais, temendo que a cólica se manifeste em casa, logo depois da alta hospitalar, costumam perguntar se é possível sair da maternidade já com uma prescrição para medicamento contra cólica. “Não fazemos isso. Orientamos os pais a levarem o bebê para a primeira consulta com o pediatra por volta do quinto dia de vida. Esse profissional vai acompanhar o desenvolvimento do bebê e avaliar esse e outros tipos de ocorrências”, explica Dra. Vera Valverde, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
E os chás? Quando um bebê chora de cólica, sempre surge a dúvida: um chazinho pode aliviar esse incômodo? Afinal, se as mães de antigamente usavam chás de ervas para acalmar bebês com cólicas, algum fundamento deve haver. Na verdade, o incentivo ao uso do chá para bebês vem de um passado distante, no qual o saneamento básico ainda não era universal. Oferecer o chá, nessa situação, era garantir que o bebê consumiria uma água fervida e, portanto, descontaminada. Veio o saneamento universal, ficou o hábito do chá em algumas famílias.
O sistema digestório do bebê está preparado para receber o leite materno nos seis primeiros meses de vida. Não há razão para oferecer substâncias além desse alimento. “No entanto, se a mãe se sente mais tranquila e relaxada ao beber uma xícara de chá, ela pode fazê-lo. O leite materno leva ao bebê tudo o que a mãe consome, mas de uma maneira ‘filtrada’, apropriada para o organismo do recém-nascido”, comenta Dra. Vera.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624