Neste calor, água, muita água!
Com este calor, a necessidade de beber água é maior para qualquer pessoa. Ainda mais para gestantes e lactantes. Para evitar a desidratação, é fundamental consumir grandes quantidades de líquido por dia. A dica é sempre ter uma garrafa de água por perto.
“Por conta da obstipação (dificuldade de evacuar), que é muito comum na gestante, ela deve aumentar bastante a quantidade de água que consome. Recomenda-se que ela tome uma média de um e meio ou dois litros de água por dia, sem considerar os outros líquidos”, recomenda a nutricionista Luciana Costa, do Hospital e Maternidade Santa Joana.
No final da gravidez, consumir líquidos pode ser mais difícil. “A grande dificuldade é que, no último trimestre, a gestante não consegue consumir grandes quantidades de água por que o estômago está reduzido. Nós recomendamos que ela consuma água nos intervalos das refeições, e que evite ingerir junto com o almoço e com o jantar”, esclarece.
Durante a amamentação, é bastante comum que a gestante tenha muita sede. “Recomenda-se o consumo de dois a três litros de água por dia. A própria mãe sente muita sede enquanto está amamentando e recomenda-se tomar água durante o procedimento, deixando uma garrafinha ao seu lado. O que faz a formação do leite é justamente a água”, explica a nutricionista.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624