O que fazer quando o bebê tiver cólica?
Quem já passou por isso sabe como pode ser desesperador: o bebê chorando sem parar e se contorcendo de dor, sofrendo com as terríveis e tão comuns cólicas dos primeiros meses. O desejo de fazer qualquer coisa que livre o pequeno desse sofrimento é natural para qualquer mãe e pai.
Atualmente, no entanto, não se prescrevem medicamentos para tratar as cólicas. O mais indicado é movimentar as pernas do bebê, dobrando-as e desdobrando-as várias vezes ou imitando o movimento de pedalar. Outra medida que costuma ser eficaz é fazer massagem leve na barriga do bebê.
Muitos pais, temendo que a cólica se manifeste em casa, logo depois da alta hospitalar, costumam perguntar se é possível sair da maternidade já com uma prescrição para medicamento contra cólica. “Não fazemos isso. Orientamos os pais a levarem o bebê para a primeira consulta com o pediatra por volta do quinto dia de vida. Esse profissional vai acompanhar o desenvolvimento do bebê e avaliar esse e outros tipos de ocorrências”, explica Dra. Vera Valverde, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624