É normal a gestante ficar emocionalmente desequilibrada?
Sim. Não há motivos para se preocupar. Durante a gestação, o organismo da mulher sofre uma série de mudanças fisiológicas. O desequilíbrio emocional é causado pelo aumento nos níveis hormonais. “Geralmente, a primeira gestação é a que traz mais insegurança, instabilidade emocional e medo. Isso acontece porque tudo é novo, e tudo que é novo amedronta. Mesmo que todos os exames mostrem que está tudo bem com o bebê, o medo sempre está presente, principalmente quando se aproxima a hora do parto”, diz Salete Sanches Arouca, psicóloga do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Para aliviar a ansiedade do parto, a principal dica é manter-se informada. Procure saber tudo a respeito da gestação, do parto e dos primeiros cuidados com o seu filhote. A confiança no seu obstetra também ajuda muito. Procure relaxar.
Essa instabilidade emocional continuará por alguns dias depois do parto. “Isso tudo faz parte do puerpério. É comum que a mulher fique mais triste e chore repentinamente. Eu falo para os homens que eles precisam ter paciência quando ela chora, pois não é manha. Isso faz parte das alterações hormonais, que só irão embora depois do nascimento da criança”, explica Salete Sanches Arouca, psicóloga do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Procure relaxar o máximo possível, encontrando maneiras de aliviar a ansiedade. Em breve, a instabilidade emocional passará e você poderá aproveitar a felicidade ao lado de sua nova família. O apoio do parceiro é fundamental nessas horas.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624