É comum o bebê ficar quieto quando chega o parto?
O trabalho de parto não interfere nos movimentos que o bebê faz dentro do útero da mãe. Eles indicam um sinal de que está tudo bem com o seu filho.
“Se o bebê estiver há várias horas sem movimentar, a gestante é orientada a comer alguma coisa para verificar se não foi o jejum que o deixou mais quietinho. Se não sentir movimentação do bebê em 10 ou 12 horas, deve vir para o hospital para fazer uma avaliação”, recomenda Ana Cristina Palmieri, coordenadora de enfermagem do Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Não se desespere. Somente a avaliação de um obstetra será capaz de dizer se está tudo bem com o bebê. Se houver algum problema, ele avaliará a possibilidade de antecipar o parto.
Outro sinal que pode ser interpretado ou confundido como o início do trabalho de parto é a perda do tampão. “Isso pode acontecer dias antes do parto. O tampão é como se fosse uma clara de ovo; não tem a mesma consistência do líquido amniótico. É mais espesso, e pode sair amarelado, ou um pouco amarronzado, se estiver com uns filetes de sangue. Ele fica no colo do útero, então, se ela tiver um pouquinho de dilatação, ou se o bebê estiver mais encaixado, esse tampão pode sair dias antes de ela entrar em trabalho de parto”, esclarece Ana Cristina Palmieri, coordenadora de enfermagem do Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Se você observar outros sinais, como as contrações ritmadas, o rompimento da bolsa e a dilatação, procure um hospital. Não se desespere. O trabalho de parto costuma demorar muitas horas.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624