Medicina fetal: tratando o bebê antes mesmo de nascer
Com o avanço da Medicina Fetal e dos equipamentos de imagem, hoje é possível diagnosticar várias síndromes e malformações ainda na gravidez. O ultrassom morfológico, realizado na 12ª semana, averigua a chamada translucência nucal (quantidade de líquido acumulada na nuca do bebê).
Por meio de um indicador, é possível saber se o bebê tem alguma malformação, como síndrome de Down ou mielomeningocele (que pode gerar retardo mental e problemas de locomoção). No caso de alguma dúvida, é possível realizar exames invasivos, como a biópsia de vilo corial (BVC), que examina fragmentos de placenta entre a 11ª e a 14ª semanas de gestação. Outro procedimento utilizado no período é a amniocentese, entre a 15ª e a 20ª semana, que analisa os cromossomos do líquido amniótico.
O Hospital e Maternidade Santa Joana possui um completo Centro de Medicina Fetal, que realiza esses e vários outros exames. Além disso, realizamos a correção de alguns problemas ainda na fase intrauterina, já tendo realizado dezenas de procedimentos desse tipo, de alta complexidade.
Há muito mais para saber sobre o tema. Comece pelo nosso Curso de Gestantes Online e conheça um pouco do que a nossa Medicina Fetal pode fazer.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624