Gestantes podem ingerir ovos?
Sim. O ovo é o típico alimento que sai e entra na moda em diferentes épocas. É muito comum encontrar aqueles pesquisadores que defendam o seu uso para uma boa dieta e os que são contrários a ele. Embora a alergia a substâncias presentes no ovo seja bastante comum, a gestante pode comê-lo, respeitando as orientações nutricionais.
“A recomendação é ingerir até três ovos por semana, por conta da quantidade de gordura que ele tem. Apesar de ele ter acolina, que é bom para a memória, e outras substâncias, ele continua tendo gordura. Além disso, várias formas de preparo do ovo levam mais gordura, como o próprio ovo frito e a omelete”, orienta Luciana Costa, nutricionista do Santa Joana. O ovo também pode ser usado para substituir as carnes. Segundo a nutricionista, dois ovos equivalem a uma porção de carne.
Outra dúvida recorrente entre gestantes diz respeito ao feijão. Qualquer grão tem a propensão de formar gases, mas nem todas as mulheres sentem desconfortos quando ingerem esses alimentos. Segundo Luciana, isso depende muito de como cada organismo digere esses alimentos.
“Quando o desconforto acontecer, é indicado usar apenas o caldo da leguminosa (o caldo do feijão, da lentilha), porque o que causa os gazes são os grãozinhos, aquela casquinha deles”, esclarece. É importante lembrar que a gestante não deve fazer restrição de nenhum grupo alimentar sem a recomendação de um profissional competente.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624