Santa Joana cria sistema de prontuário informatizado
Os aspectos da segurança do paciente têm se tornado cada vez mais prioritários na gestão de saúde. Hospitais e prontos-socorros deparam-se cotidianamente com um duplo desafio: oferecer atendimento de qualidade, com a máxima urgência possível. O Hospital e Maternidade Santa Joana desenvolveu um sistema de prontuário informatizado para seus serviços de Pronto Atendimento que visa justamente a aumentar a segurança de suas pacientes.
Desenvolvido exclusivamente para o grupo, o novo sistema foi implantado primeiro no Pronto Atendimento do Hospital e Maternidade Santa Joana. A inovação começa na admissão da paciente. Em vez de preencher formulários à mão, as atendentes lançam os dados em um formulário eletrônico – objetivo e amigável – com diversas informações básicas sobre a paciente, como nome, endereço etc. Quando passa para a sala de triagem, a paciente já é identificada pela técnica de enfermagem a partir destas informações eletronicamente armazenadas. Novos dados – como funções vitais e ocorrência de alergias – são então acrescentados ao formulário.
O grande diferencial do novo sistema é a importação de todas as informações do paciente em qualquer setor do hospital. Graças a essa facilidade, o processo adquire uniformidade de informações, como antecedentes e alergias, disponíveis para todo especialista que acessar o prontuário. Com isso, evita-se a perda de qualquer informação a partir da saída da paciente do Pronto Atendimento, indo para uma ala de internação ou UTI, situação muito comum em hospitais que não contam com este recurso.