Bebê prematuro precisa de cuidados e… de silêncio!
Não é nada fácil ter um bebezinho e precisar deixá-lo na UTI Neonatal porque ele nasceu prematuro e demanda cuidados especiais. No Hospital e Maternidade Santa Joana tratamos esses pequenos com humanização, o que ajuda a reduzir esta ansiedade de toda a família.
Entre as rotinas empregadas na nossa UTI Neonatal está o Horário do Psiu. Você pode imaginar que uma UTI Neonatal reúne vários profissionais, cada um responsável por uma série de procedimentos. Além deles, há mamães que entram para amamentar, papais que vêm visitar seus pequenos e até avós, recebidos por nossa equipe em horários pré-determinados. Essa movimentação, tão importante para o desenvolvimento dos bebês, também pode estressá-los.
“Precisamos nos lembrar, sempre, que aqueles seres tão pequenos estão, muitas vezes, lutando pela vida e, em alguns momentos, precisam de sossego para relaxar e recuperar suas energias”, comenta Dra. Filomena Bernardes de Melo, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Para garantir esse momento, quatro vezes ao dia as luzes são apagadas em nossas estruturas de UTI Neonatal e a atividade em torno dos leitos, reduzida ao mínimo. Esse método tem se mostrado eficaz no combate à dor e na redução do estresse dos bebês. O Hospital e Maternidade Santa Joana faz parte da rede Vermont Oxford, que permite a comparação dos resultados conquistados na assistência de recém-nascidos com menos de 1.500g entre 800 UTIs neonatais do mundo.
Para saber mais sobre a nossa UTI Neonatal acesse aqui.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624