Estresse: ele pode impedir a sua gravidez
Sabe-se que o estresse pode causar ou agravar várias doenças, tais como alergias, problemas dermatológicos e respiratórios e infartos. O que poucas pessoas têm conhecimento é que esta patologia também pode influenciar na ovulação da mulher e impedir a gravidez.
Dr. Alberto d’Áuria, obstetra e diretor de Relacionamento Médico do Hospital e Maternidade Santa Joana, explica a melhor forma de controlar o estresse e conseguir uma gravidez tranquila e saudável. “O maior inimigo da gravidez espontânea é o estresse. Excesso de trabalho e vida corrida levam a ele, que reduz a qualidade do esperma e a motilidade das trompas, que ajuda o esperma a subir e fecundar o óvulo.”
“As mulheres têm deixado para ter filhos cada vez mais tarde. A mulher executiva acha que programar a gravidez é como criar projetos para a empresa e não é. Só isso já gera um quadro ansioso que leva ao insucesso. A analogia que sempre faço é a da mulher que vive na roça. Essa mulher ovula todo mês e engravida sem problema algum”, completa o médico.
O estresse influi diretamente no ciclo menstrual. Essas interferências externas agem no hipotálamo (região do encéfalo dos mamíferos cuja função é regular alguns processos metabólicos e outras atividades autônomas, como regulação da temperatura corpórea, apetite, sono, atividade sexual e emoções) mandando mensagens negativas e interferindo diretamente na gravidez.
Especialista em Reprodução Humana, Dr. Vamberto Maia acrescenta sua visão sobre o tema. “Em nosso tempo, ficar estressado é tão comum quanto respirar. Isso pode atrapalhar o casal que pretende ter filhos, pois o estresse interfere na ovulação da mulher, ao alterar a qualidade e a quantidade dos óvulos”, acrescenta Dr. Vamberto. No entanto, ressalta o especialista, esse estado emocional não impede completamente a ovulação.
“O estresse age no nosso Sistema Nervoso Central, que tem neurotransmissores que regulam a liberação hormonal, principalmente, de hormônios voltados à reprodução. É possível que, com mais estresse, a mulher tenha um processo ovulatório mais deficitário”, explica Dr. Vamberto Maia, ginecologista e especialista em Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos são boas dicas para reduzir o estresse das pessoas que querem engravidar. Consulte um especialista para maiores orientações.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624